quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PARÓQUIA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES - TOUROS

A Paróquia de Touros, foi criada pela Resolução da Assembléia Geral Legislativa de 5 de setembro de 1832, com o nome de Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, do Porto de Touros.  
Desmembrada da Paróquia de São Miguel de Extremoz, tendo como padroeiro o Senhor Bom Jesus dos Navegantes.


A Igreja Matriz, construída entre 1798 e 1800, com pedras da praia, sob a responsabilidade de Frei Serafim, em estilo barroco, é um dos mais belos patrimônios históricos do Estado do Rio Grande do Norte, com 211 anos de existência.
Após sofrer algumas reformas, a Matriz, continua mostrando traços coloniais e a arquitetura da época.
 
A Paróquia de Touros, tem uma área geográfica englobando os distritos, povoados e assentamentos de Touros, com aproximadamente 20 mil paroquianos. Ao todo são: a Matriz, e 28 capelas, que até julho de 2011, somava 60 capelas, quando do desmembramento da Área Paroquial de São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Gostoso, que passou a ser Paróquia.
Já passaram pela paróquia 63 padres, 1 assistente e 1 administradora. O primeiro pároco foi o Pe. José Ignácio de Brito,  sendo os atuais, Padre Josenildo Bezerra dos Santos, Administrador Paroquial, e Padre Jailson Nunes de Brito, Vigário Paroquial.
 
A Paróquia é animada pelas pastorais da Comunicação, da Criança, da Juventude, da Liturgia, do Dízimo, Familiar, do Serviço, Missionária e Catequese.  Movimentos da Legião de Maria, Jesus Misericordioso, Mãe Rainha, Santa Maria Bernarda, Terço das Mulheres, Terço dos Homens, Acólitos e Apostolado da Oração.  Serviços da Renovação Carismática Católica, Focolari, Escoteiros, Acólitos e Encontro de Casais com Cristo. 
 
Dentre os trabalhos sociais, destaca-se a Pastoral da Criança. Os Conselhos Pastoral e Administrativo, que se reúnem uma vez por mês, com o objetivo de ajudar o Pároco na condução administrativa da Paróquia.
A Paróquia recebe visita pastoral do Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo, pelo menos, uma vez ao ano.
FONTE - 211ª FESTA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
STPM JOTA MARIA, AMIGO DE TODAS ÀS HORAS, HONESTO, HUMILDE E SINCERO; AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO E ACREDITO 100 POR CENTO NA EXISTÊNCIA DE DEUS