O Escudo da Paróquia
O escudo, apresenta símbolos que marcam a tradição da fé e a história da cidade de Touros, e da Paróquia Bom Jesus dos Navegantes, criado pelo Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior, em dezembro de 1999.
O
BARCO do Bom Jesus é o andor que tradicionalmente transporta o Divino
Bom Jesus, crucificado, até a praia deste imenso mar que Touros tem.
O BARCO
está sobre as ÁGUAS, em movimento, mostrando o movimento da caminhada
Pastoral nos grupos pastorais, serviços e movimentos que se fortalecem
na ROCHA “O TOURINHO” que é um conjunto de rochas negras que tem como
nome geográfico “Falésia” situado na praia de Touros em visível lugar ao
leste do nosso extenso litoral.
Conta-se
que este belo conjunto rochoso nos presenteou batizando nossa cidade
com seu nome (Touros) e mostra as seguintes versões:
1. Através da presença de Bois sobre as rochas vista pelos colonizadores Portugueses e daí teria surgido o nome “Touros”.
2. Através de uma homenagem dos colonizadores Fenícios que por aqui também vieram, pois sua capital (da Fenícia) chamava-se “Tiro” que derivado ou aportuguesado saiu o nome Touros.
3. Antigamente esta rocha apresentava o formato de um “Touro” e visto à distância pelos pescadores quando voltavam de seu trabalho (a pesca), em cima disto deram a este pequeno “povoado” o nome Touros, é esta a versão mais aceita pelos moradores e historiadores que aqui vem.
Esta pedra nos faz lembrar Jesus que confiou ao apóstolo Pedro a sua igreja, dizendo “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”.
O MARCO DE TOUROS Chanfrado aqui em Touros no ano de 1501 por ocasião do descobrimento do Brasil por Gaspar de Lemos, neste Marco está gravado a Cruz de Malta da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, e o Brasão do antigo Reinado Português. Por muitos séculos foi expressão de fé popular para os primeiros moradores de Touros. Hoje o MARCO está na Fortaleza dos Reis Magos em Natal sua réplica no Km 0 da BR 101 em Touros.
FONTE - 211ª FESTA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário